Nos capítulos anteriores, percebemos a mudança de Alcides com Maria, a relação entre eles está muito abalada e, nos faz pensar que o casal infelizmente terminará brevemente.
Isso está acontecendo graças ao que o peão passou em Pantanal, porém, Alcides vai ter um final satisfatório para nós que torcemos pelo amor dos dois.
Além de conseguir completar a sua vingança contra Tenório, matando o mau-caráter com uma zagaia após ser violentado sexualmente, ele passará por uma grande transformação.
Durante o casamento de José Leôncio, ele ficará bem longe das bebidas para não causar nenhum tipo de confusão, como aconteceu no casamento de Jove. Ele chegará a fazer as pazes com Guta e deixará seu grande amigo Zaquieu, em estado de êxtase ao chamá-lo para dançar.
Por fim, depois de revelar muita hesitação e resistência em ter relações com sua amada Maria Bruaca, o casal voltará a ficar juntos e o peão mostrará que ainda sente muito desejo por ela.
Devemos destacar que, toda essa mudança e um final feliz para Alcides, ao lado de Maria, acontecerá apenas nesse remake de Pantanal, graças as mudanças que o autor Bruno Luperi decidiu fazer na trama.
Em sua versão original, o casal tinha um final um pouco triste, pois fizeram uma viagem para o Paraná, sem se despedir de ninguém, e simplesmente sumiram.
Nessa nova versão, os dois até se organizam para ir conhecer as terras herdadas por Maria, mas logo voltarão para assistir o casamento de José Leôncio.
Outra personagem que também terá um final feliz após a morte de Tenório será Zuleica. Além de se tornar administradora da fazenda do grileiro, ela terminará Pantanal ao lado de um bom homem: que será Eugênio.