Completamente apaixonado por Alcides, Zaquieu provará seu amor no final da novela Pantanal, pois conseguirá salvar o peão ao tomar um tiro no peito por ele.
Os dois ficarão de tocaia na fazenda de Tenório, esperando o melhor momento para tirar a vida do vilão. Ao ser encurralado, o grileiro pegará sua arma e apontará para Alcides, mas Zaquieu se colocará em frente a Tenório, levando um tiro a queima-roupa.
Alcides decidirá se vingar do ex-patrão depois de ter sido abusado por ele, como foi mostrado no capítulo desta última segunda-feira (26). O ex-mordomo descobrirá o plano do amigo e oferecerá ajuda para finalizá-lo.
Os dois ficarão esperando o momento certo para pegar o mau-caráter. Eles passarão a noite toda escondida e, Zaquieu até tentará convencer o peão a irem embora e retornarem no outro dia, mas Alcides vai estar com sangue nos olhos e disposto a ficar ali, até tirar a vida do grileiro.
Finalmente, eles vão ver Tenório indo pescar e aproveitarão a chance. O fazendeiro vai estar empurrando seu barco para colocá-lo na água, quando Alcides surgir de surpresa, avisando: “Eu vortei pra acabar com a tua raça”.
Ao ver que Alcides está armado com uma zagaia, Tenório rapidamente sacará uma arma e apontará para o peão. Alcides falará ao vilão para enfrentá-lo feito um homem, mas Tenório continuará segurando sua arma, pronto para disparar.
“Um movimento em falso e eu te mato”, avisará Zaquieu, apontando sua arma para o fazendeiro, só que o mau-caráter será mais rápido e acertará um tiro no amigo do peão.
Alcides finalmente conseguirá concluir seu plano e matará Tenório e, depois socorrerá o amigo. Felizmente, Zaquieu sobreviverá, mas não terminará a trama global ao lado de seu grande amor, pois Alcides e Bruaca irão embora para o Sarandi.