Pai de Samuca ressurge e coloca em ação plano assustador contra o próprio filho, em O Tempo Não Para

Em “O Tempo Não Para”, Samuca não desistirá de encontrar seu pai. Carmen, de início, se recusará pelo fato do homem ter abandonado ela enquanto o filho era ainda muito pequeno. Porém, ao notar a angustia de seu filho, ela acabará aceitando o reencontro com Livaldo. Apesar de do reencontro acontecer, os verdadeiros motivos do aparecimento do pai trarão muitos problemas.

Ao se encontrarem, Carmen ficará totalmente fora de si e dará um tapa em Livaldo. “Eu não acredito que tô vendo você aqui, com essa sua cara de pau, depois de tantos anos”, falará a mãe de Samuca. “Venho conhecer seu filho, não é? Porque quando você abandonou meu filho, ele só tinha dez meses! Era só um bebê! ”, continuará ela.

Livaldo não dará bola para os dizeres da mulher e então, ela acabará saindo de si, parte pra cima do ex e acertará uma tapa bem dado nele. Samuca e Dom Sabino segurarão ela.

Após tudo se acalmar, Livaldo e o filho irão ter uma conversa em particular. O pai será questionado sobre os motivos pela qual abandonou a família: “Samuca, existem coisas que a gente não consegue explicar”.

O filho protestará: “Eu imagino mesmo. Como é que um cara vai embora e deixa um filho de menos de um ano de idade? Um bebê!”.

Depois da conversa, pai e filho se aproximarão. Mas o que Samuca não conseguirá prever é que seu pai só voltou para retomar a Samvita. Livaldo, por meio do próprio filho, irá recuperar o registro que ele fez da patente do adubo que revolucionou o mundo da produção agrícola e que, tudo isso fez a Samvita se tornar o que é atualmente. Quem vai estar atrás de tudo isso será Lúcio, irmão gêmeo do Emílio.