Resumo de “O Outro Lado do Paraíso”: Sexta-feira, 22 de dezembro – A aproximação

Renato tenta explicar para Clara o porquê ela deve iniciar seu plano de vingança por Samuel. A Mãe do Quilombo prepara um líquido e entrega a Samuel explicando detalhadamente como ele deve usar aquilo a seu favor. Raquel vê o médico no Quilombo e não entende o que ele está fazendo lá. Leandra sugere que ela e as meninas que trabalham no bordel façam um sorteio de amigo secreto e Laerte pede para participar.

Renato marca um encontro com Clara, para que ela finalmente comece a se aproximar do Tomaz. Estela vai até o presídio para visitar Gael. Estela e Rosalinda convidam Amaro para passar a noite de Natal com elas. Clara revela para Patrick que irá se encontrar com seu filho. Laura pensa em aceitar o pedido de Rafael.

Samuel decide usar o líquido preparado pela Mãe do Quilombo com Suzy. Nádia contrata Marcel e Nicácio não esconde sua irritação. Tomaz vai até o garimpo e fica encantado ao ver as esmeraldas lapidadas. Josafá e Clara conhecem Thomaz.

O menino se sente muito à vontade e se diverte com seu bisavô. Clara decide dar um presente para Thomaz, que demonstra felicidade com o gesto de sua mãe. Lívia fica surpresa ao ver Tomaz chegando com o presente de Clara.