Resumo de “O Outro Lado do Paraíso”: Segunda-feira, 1 de janeiro – Sophia é presa e Clara descobre algo surpreendente

Duda se arrepende de ter contato detalhes sobre sua vida a Laerte e o expulsa do seu quarto. Nádia fica triste com a ausência de Bruno durante a comemoração de Ano-Novo. Rafael e Laura se beijam.

Samuel decide usar o líquido preparado pela Mãe do Quilombo com Susy. Lívia sente falta de Renato e reclama sobre não estar com ele. Clara troca olhares com Renato depois de saber por Irene que Cido ganhou uma boa quantia em dinheiro de Sophia.

Nicácio e Marcel decidem se unir para finalmente afastar a namorada de Odair. Patrick consegue impedir que o julgamento de Gael aconteça, fazendo com que ele volte novamente para o presídio.

Clara procura Raquel e denuncia Sophia para a juíza. Renato segue Samuel. Bruno fala que está indo para à mina de esmeraldas, pois recebeu uma denúncia e precisa comprová-la. Gustavo avisa Sophia sobre a ida do delegado nas minas.

Diego leva Melissa de volta para a casa, e os pais da jovem decidem retirar a queixa contra ele. Mariano vai atrás de Cleo. Lívia e Mariano se encontram. Os garimpeiros acabam afirmando que vivem em estado crítico no trabalho e Sophia é presa por ofender Bruno e Raquel.