Augusto decide impedir casamento de Catarina e Afonso, mas algo inesperado acontece, em Deus Salve o Rei

Com a ajuda de Virgílio, Augusto conseguirá fugir do castelo de Lastrilha e decidirá reaparecer para impedir que sua filha Catarina se case com o Rei Afonso, em Deus Salve o Rei.

O regente de Artena descobrirá que Catarina conseguiu se aproximar do companheiro de Amália e por isso, deixará seu esconderijo e irá para Montemor. Chegando lá, Augusto ficará muito comovido ao ver a felicidade da vilã ao lado de seu amado.

Héber levará a notícia do casamento de Catarina para Augusto, que estará hospedado na casa de Enoque. “Catarina vai se casar com Afonso?!Mas isso não faz sentido nenhum! Você só pode estar enganado, Héber! ”, reagirá ele.

“Todos estão falando, majestade”, conformará o ex-carcereiro. “Eu preciso fazer alguma coisa. Vou até Montemor para impedir esse casamento”, decidirá Augusto, que contará com a companhia de seu anfitrião.

Catarina conseguirá convencer Afonso a aceitar seu pedido após explodir a mina, que era a única fonte de renda do reino, e se livrar de Beatriz, a princesa que iria se ter um casamento arranjado com o rei de Montemor.

Encurralado, ele acabará fazendo um acordo com a vilã e manterá sua amada Amália como sua amante.

Augusto chegará ao reino de Afonso determinado a acabar com o fingimento da filha. “Vou contar a Afonso o que ela fez comigo em Artena, como ela me traiu. Esse casamento será anulado na hora”, planejará Augusto. Porém, ao notar que sua filha está muito feliz ao lado de Afonso, o coração do pai acabará amolecendo.

“Minha filha… Ela tá tão feliz”, notará ele. “Eu não entendo.

 “Nós viemos a Montemor porque o senhor estava decidido a falar toda a verdade ao rei Afonso. Por que desistiu? ”, perguntará Enoque.

“Eu nunca a vi assim, com esse olhar de felicidade! Afonso é um grande homem. Honrado, digno… Catarina tem, agora, com este casamento, uma grande chance de se tornar uma pessoa muito melhor. Ela poderá aprender muito com o marido. E isso só é possível porque ela ama de verdade o Afonso”, constatará o rei que decidirá voltar para o seu esconderijo sem desmascarar a vilã.